sábado, 22 de julho de 2017

Inscrições como ouvinte abertas para o II Simpósio Nacional de História Militar.

A organização desse evento busca congregar, em um mesmo fórum, acadêmicos, militares, docentes e demais profissionais e estudantes interessados na pesquisa de temas convergentes entre a história militar, a política, a economia, a cultura e a sociedade brasileira. Geralmente, a cultura da memória vem desempenhando um papel essencial para a continuidade do debate sobre a construção e desenvolvimento de uma sociedade. Então, como utilizar os arquivos militares localizados no Rio de Janeiro? Como os organismos militares atuaram na conquista e defesa do território nacional? Quais instituições militares ainda podem contribuir para a construção da história do Brasil? É possível a cooperação intelectual entre militares e acadêmicos para a consolidação da História Militar como disciplina? Compreender as diferentes posturas e atuações que os militares empreenderam em território nacional é identificar a articulação estabelecida, ou não, entre governo federal e sociedade brasileira. Buscar-se-á, portanto, estimular a divulgação de estudos sobre a história militar no Brasil através de palestras e debates, durante o evento, e por meio de publicações impressas e digitais dos resultados obtidos nesse fórum.( Descrição disponibilizada no Evento do Facebook e elaborada pelos organizadores)
Inscrições como ouvinte para Simpósio.

Recomendações: Centro Acadêmico Livre de História Eulnado Verdi- Livros em PDF

CALHEV- ACERVO DE LIVROS EM PDF

Recomendações:Brasil Nunca Mais (Digital)

BRASIL: NUNCA MAIS é a mais ampla pesquisa realizada pela sociedade civil sobre a tortura política no país. O projeto foi uma iniciativa do Conselho Mundial de Igrejas e da Arquidiocese de São Paulo, os quais trabalharam sigilosamente durante cinco anos sobre 850 mil páginas de processos do Superior Tribunal Militar. O resultado foi a publicação de um relatório e um livro em 1985, que revelaram a gravidade das violações aos direitos humanos promovidas pela repressão política durante a ditadura militar. O sucesso da publicação continua influenciando gerações e impulsionou o compromisso do Estado brasileiro com o enfrentamento à tortura.( Texto fornecido pelo próprio site)
Brasil Nunca mais Digital

Recomendações: Era um vez uma nova História (série) Cap.4- parte 2


Série "Era uma vez uma História"- Cap.4-part.2

Recomendações: Era um vez uma nova História (série) Cap.4- parte 1

Após a Guerra do Paraguai, o Brasil foi pressionado a iniciar o processo de abolição da escravidão. Dan Stulbach e Lilia Shwarcz chegam ao momento em que os escravizados passam a ser livres.

Série "Era uma vez uma História"- Cap.4- part.1

Recomendações: Era um vez uma nova História (série) Cap.3- parte 2

Era uma vez uma História - cap.3-part.2

Recomendações: Era um vez uma nova História (série) Cap.3- parte 1

Neste episódio, Dan Stulbach e Lilia Shwarcz visitam o Brasil no momento em que Dom Pedro I volta para Portugal e deixa o país para ser governado por seu filho Dom Pedro II, de apenas 5 anos de idade, num cenário de intensas revoltas por todo o território.
Série "Era uma vez uma História"-Cap.3-part.1

Recomendações: Era uma vez uma História (série) Cap2- parte2

Capitulo 2- Parte 2- Série Era uma vez

Recomendações: Era uma vez uma História (série) Capitulo 2

Dan Stulbach e Lilia Shwarcz continuam passeando pela história do Brasil e chegam no momento em que Dom João e Carlota Joaquina se tornam rei e rainha de Portugal e o casamento de Dom Pedro com Maria Leopoldina.

http://entretenimento.band.uol.com.br/eraumavez/16202795/era-uma-vez-uma-historia-episodio-1-%E2%80%93-parte-2.html

Recomendações: Era uma vez uma História (série) - parte 2

Primeiro Cap-parte2-Série "Era uma vez"

Recomendações :Era Uma Vez Uma História: Episódio 1

Primeiro cap- parte 1- Série "Era uma vez"
No primeiro episódio de Era Uma Vez Uma História, Dan Stulbach e Lilia Shwarcz visitam o período pré-independência do Brasil e encontram personagens como Dom João e Carlota Joaquina.